Este óleo de tungue é tão puro quanto o bruto, a principal diferença do óleo de tungue polimerizado com relação ao bruto é que passou por um processo de cozimento, o que deixa este óleo mais viscoso, mais resistente e acelera o tempo de cura.
O óleo de tungue polimerizado é um penetrante natural para a madeira e proporciona aspecto de "madeira molhada". Por ter esse poder de penetração, não cria filme nas superfícies, o que é um diferencial com relação aos vernizes mais comuns do mercado. Outra característica fundamental que diferencia os óleos dos vernizes, é que não é necessário lixamento entre demãos.
Novas embalagens: os óleos e solventes passarão a ser vendidos em embalagens feitos com plástico verde feito a partir de cana-de-açúcar (todos os tamanhos). Esta alteração será complementada por um programa de retorno das embalagens para reciclagem.
Diferença entre óleo de tungue bruto e polimerizado
O acabamento fosco do óleo bruto é bastante apreciado em móveis mas se você prefere um acabamento com um pouco mais de brilho – acetinado – opte pelo óleo polimerizado.
Indicado para qualquer tipo de madeira em ambiente interno ou externo; madeira industrializada como MDF, compensado e folhas de madeira. Recomendado para artesanato, móveis, armários, portas, janelas.
Recomendado para brinquedos e peças em contato com alimentos.
Óleo de tungue 100% puro.
Acetinado (tungue polimerizado)
Dilua o óleo de tungue meio a meio na primeira demão.
Primeira demão: deve ser aplicada mais carregada. Espalhe uma boa quantidade de óleo sobre toda a superfície e deixe que óleo seja absorvido por 40 miinutos. Se a madeira absorver todo o óleo, espalhe mais um pouco. Continue a aplicar mais óleo até que a superfície permaneça brilhante por pelo menos 40 minutos. Se pelo menos 10% da superfície da madeira permanecer brilhante suas fibras já estão saturadas. Esfregue toda a superfície com um pano limpo e seco até que a madeira esteja seca.
Observe a madeira durante as primeiras horas para ver se ela “expulsa” uma parte do óleo - esfregue um pano para remover este óleo também.
Deixe que o óleo seja absorvido pelo menos durante 24 horas antes de aplicar outra demão, mas não permita que o óleo permaneça na superfície da madeira durante este período: qualquer poça de óleo deve ser enxugada com pano.
Demãos posteriores: são aplicadas da mesma forma, porém devem ser mais econômicas na quantidade de óleo. Aplique demãos até que a superfície esteja saturada de óleo. Isto fica evidente porque a madeira não absorve mais óleo - ela permanece úmida e brilhante.
Importante: não aplicar o óleo de tungue antes de utilizar os óleos epecíficos para deck e piso, vernizes para deck ou stains.
Entre demãos: 24 horas
Cura mínima: 7 a 10 dias
Cura total: 15 a 30 dias
Em qualquer proporção com thinner GIF Eco, terebintina, limoneno e aguarrás.
Importante: a diluição com outros solventes que não o limoneno faz com que o verniz perca a qualidade de ser atóxico durante a aplicação.
12m² (1 litro), 60m² (5 litros)
Fonte: General Iron Fittings
Grifos e negritos: Priscila Martins (lojamadelaminas.com.br)
Técnicas de aplicação, manutenção e reaplicação do produto
Atenção: não oferecemos suporte técnico sobre técnicas de aplicação do produto nem nos responsabilizamos pela má utilização do mesmo.
Recomedamos sempre que leia atentamente as informações do rótulo contidas na embalagem do produto antes de iniciar a utilização e siga as técnicas de aplicação recomendadas pelo fabricante disponíveis na ficha técnica do produto, segue link:
Folheto Óleo de tungue (Como aplicar o óleo)
Ficha de segurança do Óleo de tungue (informações mais técnicas)
Segurança
Atenção: produtos naturais também podem ser perigosos para usuários e ambientes se não forem utilizados corretamente. Leia sempre as informações de segurança contidas no rótulo antes de iniciar a utilização.
Mantenha a embalagem do produto bem fechada e em ambiente ao abrigo do sol, fontes de calor e de ignição e sem umidade, fora do alcance de criança e animais. Não armazene o produto junto a oxidantes fortes.
Demais orientações de segurança estão contidas no rótulo do produto.
Dicas Madelâminas
Dica: antes de aplicar o óleo
Em cidades com a de São Paulo, a poluição é muito frequente nos móveis e artefatos de madeira em geral, por isso recomenda-se que a madeira onde for aplicado o óleo seja lavada; caso contrário a sujeira "gruda" na peça e o acabamento pode não ser o tão esperado.
Manutenção e reaplicação do óleo
O tempo para manutenção (reaplicação) da superfície tratada com óleo de tungue varia muito, pois depende da exposição que este objeto teve às ações de intempéries, principalmente originadas do sol. Por exemplo, se aplicado o óleo de tungue em objetos que ficam muito tempo expostos ao tempo (sol e chuva), em alguns casos é necessária a reaplicação em aproximadamente 6 meses. Em outros casos, a manutenção pode variar entre 1 ano e meio ou anualmente. Você precisa sempre observar, quando a madeira estiver ficando com a aparência de "seca", opoca, é porque está necessitando do óleo.
Cuidado para não aplicar óleo em excesso nas primeiras demãos: se você não esperar o tempo necessário para cura entre demãos, ao aplicar a segunda demão a madeira ficará com aspecto de opaca. Esta é uma das caracteristicas mais comuns de excesso de óleo.
Pare de aplicá-lo e aguarde tempo de secagem suficiente para reiniciar a aplicação das demais demãos. Você pode ter aplicado óleo em excesso.
Manutenção com cera
Para a conservação do objeto tratado com qualquer tipo de óleo, utilize uma das ceras da linha Artefice. As ceras servem para realizar a manutenção e conservação da madeira, deixando-a bonita e protegida por mais tempo.
Limpeza da madeira tratada com óleo
Após a aplicação do óleo, aguarde o tempo de secagem/cura total antes de realizar a limpeza na madeira. Utilize pano úmido e sabão neutro.
Curiosidades sobre o produto
Especialistas e estudiosos da área de indústria afirmam que o tungue é uma planta, de origem chinesa, da família da planta Euforbiáceas. O óleo de tungue, também conhecido como óleo chinês, apresenta uma aplicação variada. Utilizado para conservação de madeiras, seu uso vem aumentando a cada dia, pois comparado ao óleo de linhaça, seu maior concorrente, seca mais rápido e portanto diminui tempo de trabalho.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
* Estas informações técnicas foram retiradas do site do fabricante General Iron Fittings em janeiro de 2016. Estas informações apresentadas servem como orientação para a melhor maneira de utilizar o produto. Além de realizar a leitura completa da ficha, sempre busque também a opinião de um técnico/profissional.
Há mais de 26 anos com loja física no bairro de Pinheiros, São Paulo. Compra segura e envio rápido. Localização: Rua Padre Carvalho, 671 - Pinheiros - Próximo estação Faria Lima - Linha amarela do metrô .